sábado, 21 de junho de 2014

CUIDADO!!! MESMO OS SHAMPOOS QUE DIZEM NÃO CONTER SAL, CONTEM SULFATO NOS SEUS INGREDIENTES.

O que é o sulfato quimicamente falando, pra que ele serve e como age nos fios .

Os sulfatos são ingredientes sintéticos baseados no enxofre derivado de petrolatos, que tem função de diminuir a tensão superficial da água para facilitar que o produto seja espalhado. Está presente em cremes de barbear, produtos para pele e shampoos.Em termos de lavagem dos cabelos o sulfato é o componente responsável pela espuma do shampoo. É o SLS (sódio lauril sulfato) o mais comum dos sulfatos, o mais barato e o mais potente. Ele é o responsável também por causar ardência nos olhos. A longo prazo essa substancia não só limpa a sujeira do cabelo mas também acaba por danificar a fibra capilar. Os compostos com sulfato danificam a estrutura celular e fazem o cabelo quebradiço e ressecado.

Para algumas pessoas os sulfatos são ainda mais prejudiciais, cabelos afros são naturalmente mais secos, e por isso sentem mais as agressões desses compostos. Porém, o sulfato é o único ingrediente presente no shampoo capaz de retirar dos fios alguns componentes do condicionador, como os silicones insolúveis, parafina líquida e óleo mineral. Atualmente existem produtos para a limpeza dos fios que não contém essa substância, produtos livres de sulfato são muito mais suaves, porém lembrando que não retiram a oleosidade natural da pele e cabelos.

Os shampoos sem sulfatos são indicados para todos os tipos de cabelo principalmente para os crespos e cacheados, finos e frágeis, com química, tingidos ou descoloridos pois deixam os cabelos mais soltinhos e sem frizz. Ele também aumenta a durabilidade das colorações, diminui o atrito entre os fios .
E pra quem tem o couro cabeludo sensível, sujeito a reações alérgicas ele é excelente pois diferente dos shampoos sintéticos as cutículas ficarão preservadas.

Os benefícios do Shampoo sem sulfato são vários, vou citar 4 aqui: evita alergias no couro cabeludo, a quebra capilar, a porosidade, o ressecamento; ajudando assim a fibra capilar a ficar mais resistente além de manter a cor dos cabelos tingidos mais viva sem desbotamento.

Então se puder fuja desses componentes:

LSS

Lauril Éter Sulfato de sódio

Sodium Lauryl Ether Sulfate

Laurel Éter Sulfato de amônio (diferente, mas prejudicial do mesmo jeito)

Steol-130, 230, 270, 330, 370 or 460

Stepanol

Alkyl Ether Sulfate

Sodium POE(2) Lauryl Ether Sulfate

Sodium Diethylene glycol Lauryl Ether Sulfate

Surfax EVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário